PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO - 25/09/2010
CURURU POLO CUIABÁ
19 H – CERIMÔNIA DE ABERTURA
GRUPOS
PASSO MIUDINHO – VÁRZEA GRANDE
RENASCER DO VALO VERDE – SANTO ANTONIO DE LEVERGER
VIOLA DE COCHO - CUIABÁ
FLOR DO CAMPO – CUIABÁ
CORAÇÃO CUIABANO – CUIABÁ
POR DO SOL DO PANTANAL – BARÃO DE MELGAÇO
CORAÇÃO TRADIÇÃO FRANCISCANO – CUIABÁ
GRUPO DE SIRIRI PIXÉ – NOVA MUTUM
UNIDOS DA FRONTEIRA – SANTO ANTONIO DE LEVERGER
TRADIÇÃO COXIPONÉ – CUIABÁ
VOA TUIUIÚ – CUIABÁ
INFORMAÇÕES SOBRE OS GRUPOS QUE SE APRESENTAM DIA 25/09/2010
PASSO MIUDINHO
Histórico: Com objetivo de preservar a cultura do Cururu Siriri, o PASSO MIUDINHO nasceu no Quintal Artístico em Várzea Grande. A presidenta Jacinta Domingas e oCoordenador Edney Santana são os responsáveis pelo grupo que foi fundado em 2004 e têm a benção de Santa Luzia. Nas cores vermelha, verde e branca está a característica deste grupo composto por 45 componentes e que tem o boizinho como figura lendária. Vamosdar as boas vindas ao grupo PASSO MIUDINHO.
RENASCER DO VALO VERDE
Histórico: Fundado em 2003 e coordenado por Claudinéia de Sousa em Santo Antonio do Leverger, este grupoabençoado por NossaSenhora Aparecida e Nossa Senhora do Bom Despacho é formado por 55 componentes vestidos nas cores azul, amarelo, vermelho e florido com muita fé e alegria trazendo suas figuras lendárias mãe do morro, tuiuiú, boi bumbá e garça. Vamos aplaudir o grupo RENASCER DO VALO VERDE.
VIOLA DE COCHO
Histórico: Um dos fundadores do Festival, na década de 80 surgiu o grupo VIOLA DE COCHO. Idealizador, seo Chico Sales apresenta hoje um festival de muita fé e alegria. O Boi a Serra é a figura lendária e o Divino Espírito Santo é quem protege o grupo. Com vocês o grupo VIOLA DE COCHO.
GRUPO FLOR DO CAMPO
Histórico: Fundada em 2002 pelo Sr. Leocádio da Silva, hoje coordenado pela Dona Matilde, o Flor DO CAMPO vem com 50 componentes e à frente o santo devoção que é São Sebastião, Jesus e Nossa Senhora Aparecida e o Boi a Serra como figura lendária. O Flor do Campo é um grupo de Cuiabá que veio para emocionar o público.Com muita alegria aplaudamos o grupo FLOR DO CAMPO.
GRUPO CORAÇÃO CUIABANO
Histórico: Com 66 componentes o Coração Cuiabano foi fundado em 2002 pela coordenadora Sebastiana Pereira. As cores do grupo são representadas pelo vermelho e branco que simbolizam o coração e a paz.
POR DO SOL DO PANTANAL
Histórico: A senhora Leodina Oliveira é quem fundou o grupo em 1992 e ainda hoje coordena as atividades. Mesclado com jovens, adultos e idosos, este grupo representa em suas roupas o por do sol do pantanal. Vindos de barão de Melgaço com a proteção de seu santo padroeiro, nosso senhor Jesus Cristo, trazem como figura lendária o Boi a Serra.
CORAÇÃO TRADIÇÃO FRANCISCANO
Histórico: O santo padroeiro do grupo é São Francisco de Assis. Pela primeira vez no festival vem com 60 participantes nas cores branco, marrom, vermelho e verde. A figura lendária é o Boi a Serra e a coordenadora deste novo grupo é Divina Pereira da Silva.
GRUPO DE SIRIRI PIXÉ
Histórico: Primeiro grupo do médio-norte de Mato Grosso,fundado no ano de 2005 e coordenado por Edileuza Maria Macedo, PIXÉ é composto por 90 pessoas abençoadas por Nossa Senhora Aparecida. As cores predominantes do grupo são amarelo, pink e preto e trazem como figura lendaria o Espantalho.
UNIDOS DA FRONTEIRA
Histórico: Com 64 pessoas, o UNIDOS DA FRONTEIRA foi fundado em 1984. Devotos de Jesus e Maria José, estes são os padroeiros do grupo que trazem como figura lendária o minhocão, a mãe do morro e o boi a serra. As cores simbolizadas em seus trajes são o verde, amarelo e vermelho que com muita fé e alegria fazem seu espetáculo.
TRADIÇÃO COXIPONÉ
Histórico: 46 pessoas fazem o espetáculo deste grupo fundado em março de 2008. Coordenado por Dona Francisca dos Santos o grupo TRADIÇÃO COXIPONÉ vem com o indígena coxiponé celebrar com fé e alegria a benção de Nossa Senhora da Penha de França, a padroeira do grupo. Vermelho branco e azul compoem o traje deste grupo.
VOA TUIUIÚ
Histórico:Coordenado por Antônio Dias, o grupo fundado em 2008 na comunidade Imaculada Conceição e Santo Expedito no Itapajé. Este grupo é formado por jovens e adolescentes resgatados da marginalidade despertados pela dança de Siriri. O santo de proteção é a Imaculada Conceição e Santo Expedito tendo como elementos lendários o Boi a Serra e o Tuiuiú.
PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO - 26/09/2010
CURURU POLO SANTO ANTONIO
19 H – CERIMÔNIA DE ABERTURA
GRUPOS
GRUPO FOLCLÓRICO RAIZINHA – CUIABÁ
CRIANÇA ESPERANÇA – LIVRAMENTO
GRUPO QUILOMBOLA – NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
FLOR RIBEIRINHA – CUIABÁ
UNIDOS DA AVENIDA – SANTO ANTONIO DE LEVERGER
ARARAS PANTANEIRAS – SANTO ANTONIO DE LEVERGER
VITORIA REGIA DO PANTANAL – SANTO ANTONIO DE LEVERGER
FLOR DO CAMBAMBI – CHAPADA DOS GUIMARÃES
INFORMAÇÕES SOBRE OS GRUPOS QUE SE APRESENTAM DIA 26/09/2010
GRUPO FOLCLÓRICO RAIZINHA
Histórico: Dilza Catarina é quem faz56 crianças dançarem em ritmo com muita fé e alegria na proteção de São Benedito e Nossa Senhora. Fundado em 2004 o grupo RAIZINHA tras como figura lendária o Boi, a Ema e o Minhocão. Com diversas apresentações o grupo cuiabano évestido nas cores verde limão, laranjado e branco.
CRIANÇA ESPERANÇA
Histórico: Surgiu de uma brincadeira de fundo de quintal em 1992 em Nossa Senhora do Livramento. O grupo CRIANÇA ESPERANÇA traz como figura lendária o Boi. Nas cores preto, branco, rosa e vinho, o grupo tem como santa padroeira Nossa Senhora Aparecida. Belina Antonia do Campos é a responsável pelo espetáculo do grupo CRIANÇA ESPERANÇA.
GRUPO QUILOMBOLA
Histórico: Este grupo pertence a uma região de grande valor histórico para Mato Grosso. Vindo de Nossa Senhora do Livramento do Quilombo de Mata Cavalo, os 40 Componente do grupo coordenado por Sizernando Carmo dos Santos trazem em sua figura lendária o cavalo. O santo padroeiro é São Benedito. Atualmente é o único grupo que mantém o siriri raiz pois objetiva manter a descendência africana em suas vidas.
FLOR RIBEIRINHA
Histórico: Fundado em 1992 o grupo é um dos mais tradicionais do Estado. Coordenado por José Wanderley Albino o grupo conta com 60 componentes que se vestem nas cores verde, amarelo, azul, rosa e laranja. São Gonçalo é o padroeiro deste grupo queapresentar a dança intitulada Cristo no Reino dos Céus.
UNIDOS DA AVENIDA
Histórico: Leila dos Santos é quem coordena este grupo de Santo Antonio do Leverger composto por 48 pessoas devotas de Santo Antonio e Nossa Senhora de Fátima. Com 22 anos de existência o grupo se apresenta vestindo as cores vermelha e branca. Suas figuras lendárias são a ema, a mãe do morro, o boi a serra e o minhocão.
ARARAS PANTANEIRAS
Histórico: O grupo ARARAS PANTANEIRAS surgiu com o intuito de resgatar a tradição de Mimoso. O nome do grupo surgiu das algazarras dos dançarinos que se vestem nas cores vermelho, azul e amarelo. Devotos de Santo Antônio trazem consigo as figuras lendárias do Boi, da arara e do tuiuiú.
VITÓRIA RÉGIA DO PANTANAL
Histórico: Creuza da Costa é a coordenadora deste grupo que surgiu no ano passado na cidade de Nossa Senhora do Livramento. São 60 participantes que fazem um espetáculo de brilhar os olhos. Suas figuras lendárias são o Boi a Serra, a Mãe do Morro e o Minhocão e são protegidos e guiados por Nossa Senhora da Conceição. O grupo participa pela segunda vez do festival e traz com muita fé e alegria a sua dança nas cores rosa, lílás e branco.
GRUPO FLOR DO CAMBAMBI
Histórico: De Chapada dos Guimarães, o grupo FLOR DO CAMBAMBI surgiu em 1967 tendo sido registrado em 2008. O padroeiro do grupo é Santo Antônio e as roupas são nas cores branco, vermelho, preto e amarelo. A figura lendária é o Dinossauro do Cambambi e a coordenadora é Regina Fernandes.